Written by

O quê tem de legal no Android Oreo?

pappeando, Sem categoria, Todos| Views: 40

O Google normalmente atribui nomes de doces populares às versões do Android e desta vez não foi diferente: a versão 8.0 do Sistema Operacional foi batizada como “Oreo”.

Neste post do blog Capptan, já havíamos escrito um preview da developer version do Android 8.0 e, agora com a confirmação do nome, listo outras novidades das quais gostei bastante no Android Oreo:

Autofill

Este recurso permite que você guarde os dados de acesso de seus aplicativos favoritos – assim como você provavelmente faz no browser – para acessá-los rapidamente. Ao ativar o autofill, suas credenciais (login e senha) são guardadas e, no ato do uso, preenchidas automaticamente.

Picture-in-Picture

Os Instant Apps já estão por ai e junto com eles, acredito que essa seja uma das coisas mais legais desta nova versão do Android. Com a função Picture-in-Picture você pode sobrepôr uma aplicação com um quadro de vídeo ou outro elemento interativo. Isso significa, por exemplo, que você poderá navegar pelo seu aplicativo de bloco de notas enquanto ainda vê o rosto de um contato com o qual está fazendo uma video-call no Skype.

Notification Dots

Mais um item que agrega muita versatilidade ao Android Oreo. O recurso Dots para notificações está relacionado à praticidade para visualização de notificações de um aplicativo. Enquanto o Android Nougat (7.0) apresentou notificações agrupadas como um diferencial, o Android Oreo chega com um recurso que permite a visualização individual de notificações por meio de um toque específico no ícone do app. Para a alegria dos desenvolvedores de apps, vale ressaltar que este recurso é totalmente programável e abre um leque de possibilidades para que o usuário interaja com sua aplicação. Além de visualizar as notificações tocando no “dot” que fica posicionado em cima do ícone da app, é possível esconder as notificações via swipe.

Ainda existe um grande conjunto de outras novidades que não abordei aqui, tais como: sizing de textviews, ícones adaptativos, limites de execução em background, fontes passíveis de download, arquivos “linkáveis”, categorias de notificações e diversas outras.

Agora é aguardar os pushs de atualização pra conferir mais detalhes 😉

 

Comments

comments

[mc4wp_form id="154"]