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Características de um bom Plano Mobile

pappeando, Sem categoria, Todos| Views: 272

Agregar comodidade a produtos e serviços é o objetivo de toda empresa que se preze, afinal, são fatores que agradam o cliente e o mantém fidelizado. Pois bem, já abordamos o porquê as empresas investem em aplicativos mas, em que realmente consiste uma boa estratégia de mobilização? No fim das contas, quão fundo é necessário ir em pesquisas e modelagens para construir um plano de mobilização consistente e que alavanque meus negócios?

 

Plano vs Estratégia: é melhor corrigir para “Plano com Estratégia”*, afinal, estratégias podem ser genéricas mas um plano é normalmente específico para determinada situação. Antes de iniciar um plano, é importante compreender que ele utilizará uma ou mais estratégias (ferramentas) de forma a percorrer determinado curso rumo ao seu target/objetivo.

 

Plano de Mobilização: objetiva a coleta e uso informações relacionadas a mobilidade frente a seus clientes, segmento e operações para o aumento de seu ROI (Retorno Sobre Investimento) em tecnologia móvel, ou seja, de acordo com as características do seu negócio, um plano de mobilização explana sobre como ter o maior retorno possível ao investir em mobile.

 

Características:

 

  1. Embasado em pesquisa: Um bom plano de mobilização é, inicialmente, pautado em um volume de dados confiável. A profundidade da referida pesquisa é diretamente proporcional à agressividade do investimento e/ou relevância de tal mobilização para sua empresa. Vale ressaltar que o plano de mobilização, assim como qualquer outro, possui não só um investimento em execução mas também de recursos administrativos para sua concepção.

 

  1. Específico: Estratégias podem ser genéricas, planos nem tanto. Os melhores planos de mobilização são aqueles que usam informações específicas do seu negócio pois este é o fator que lhe agregará muita diferenciação frente ao que já existe no mercado.

 

Durante a elaboração de seu plano de mobilidade, é primordial que haja a definição de um objetivo claro (o uso da técnica SMART pode ajudar aqui) e, preferencialmente numérico.

Outros fatores chave como: canais de apoio ao lançamento de tecnologia (redes sociais, comunicação offline, parceiros), perspectiva de investimento, aquisição e perfil de usuários e ciclo de vida das campanhas e componentes de software criados compõem a estrutura de um bom plano de mobilização.

 

  1. Executável: É preciso dizer pouco sobre esta questão. Aqui falamos de uma capacidade real de investimento em outsourcing referente a “mão na massa”. De toda forma, uma empresa competente será capaz de otimizar os recursos que estiveres disposto a investir. Neste artigo, falamos um pouco sobre como escolher uma boa empresa para a outsourcing de desenvolvimento de software.

 

  1. Manutenível: Estamos escrevendo sobre “pensar na manutenção do plano no momento de sua concepção”… mas responda rápido: Não é algo muito sensato? Claro que sim. Ao revisar seu plano de mobilização, busque listar as possíveis necessidades que ele terá no futuro, isto é, as estratégias que montou ou ferramentas que pretende desenvolver ficarão obseletas em pouco ou muito tempo? Identificando esta questão, saberás a época limite para “fazer barulho novamente” e também disponibilizará recursos para isso.

 

  1. Passível de v2 ou reúso: Here we are! Seu plano foi executado com sucesso e sua empresa  está com sede de mais. Pois bem, imagina que ótimo seria caso a evolução já estivesse planejada? Melhor ainda: caso seu plano estivesse dividido em etapas mediante os resultados em caso de sucesso/falha? Eis a dica: fracione as ações do plano de mobilização e, principalmente, ligue uma à outra. Exemplo simples:

 

Ação n: Lançar MVP (descrito no Documento X);

Ação n+1: Utilizar o Canal Y para alcançar X usuários;

Ação n+2: Lançar Funcionalidade A.

 

Observe que o lançamento da Funcionalidade A está condicionado à aquisição de X usuários, mais do que isso, deve estar principalmente vinculado ao feedback de tais usuários frente ao produto que lançar no mercado.

 

Entendeu em que consiste um bom plano de mobilização e quer obter um fantástico retorno de seu investimento? Entre em contato com a gente e coloque sua empresa no mapa mobile! 😉

 

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