Written by

Android O (Oreo?) | Uma preview da developer version

Sem categoria| Views: 451

Google têm dominado as manchetes com news sobre o lançamento da próxima versão do seu Mobile OS, o Android O. Especula-se que seja o Android Oreo, já que o Google normalmente nomeia suas versões de SO com nomes de doces populares. O nome e a versão atuais serão anunciados durante a conferência de I/O do Google, a ser realizada em maio.

A versão de visualização Beta / Developer já foi lançada para desenvolvedores de aplicativos para Android.

 

Eis algumas percepções interessantes que tivemos ao entrar em contato com a versão de desenvolvedor.

 

Maior duração da bateria devido a limites de fundo

 

O Google tem trabalhado muito no aumento da vida da bateria ao otimizar os recursos do SO. Nos que parece que o Android O restringirá processos que os aplicativos executam de forma anônima, como area refreshes, foundation administrations and verifiable communicates. Estas limitações de background ajudarão a aumentar significativamente a duração da bateria.

 

Modificar canais de notificação

 

O Android 7.0 – Nougat veio com notificações agrupadas. Com o Android O, o Google oferece mais controle sobre as notificações e os usuários poderão personalizar ou bloquear os canais de notificação individualmente. Os desenvolvedores de aplicativos para Android poderão agora modificar as interações de suas notificações de aplicativo com os usuários, alterando determinados atributos.

 

Picture in Picture (PIP)

 

Esse recurso ajudará, por exemplo, os usuários a continuar assistindo um vídeo enquanto respondem a um e-mail urgente. Eles não precisarão parar ou sair do vídeo quando quiserem executar alguma outra atividade em seu dispositivo. Em resumo o Android O permite ainda melhor gestão dos aplicativos que ocupam espaço na tela.

 

APIs de preenchimento automático

 

Com o Android O, o Google estende seu suporte para APIs de preenchimento automático. Isso permitirá que os usuários armazenem com segurança seus detalhes como endereço, número de telefone, senhas, etc. Embora esse recurso pareça o do Google Chrome, que funciona apenas no navegador, ele difere trabalhando em seu telefone celular.

 

Ícones adaptáveis

 

Este recurso ajuda os desenvolvedores de aplicativos para Android integrando os ícones do aplicativo bem com a interface do usuário do dispositivo, resultando em UX aprimorada. Os ícones do aplicativo obterão sua forma automaticamente transformada de acordo com o tema da tela inicial mantido pelos usuários. “Mine is mine”.

 

Melhor qualidade de áudio e conectividade Bluetooth

 

Google e a Sony se reúnem para melhorar a experiência de áudio. Com a Sony compartilhando seus codecs LDAC para o novo sistema operacional, o Google oferece codecs de áudio Bluetooth de alta qualidade e APIs de áudio. Este combo promete não só chamadas de melhor qualidade, mas também música sem fio de alta qualidade sobre Bluetooth.

 

Melhor navegação do teclado

 

As promessas de melhor navegação por teclado com (tabs), que poderia ajudar os usuários e desenvolvedores de aplicativos Android estão realmente sendo cumpridas. Esbarramos em uma significativa diferença nesse tipo de navegação.

 

Suporte de cor aprimorado

 

Android O promete suporte a cores aprimoradas com uma enorme variedade de perfis de cores para Adobe RGB, DCI-P3 e Pro Photo RGB.

 

NAN

 

Uma característica notável no Android é a nova Neighbor Awareness Networking ou recurso NAN. Esse recurso permitirá que um dispositivo encontre outros dispositivos automaticamente para criar uma ponte contextual sem uma API.

 

O lançamento

 

A partir de agora, o Google lançou a versão developer. Ainda está em fase beta e atualmente é executado apenas em dispositivos selecionados como Nexus 5 e 6, Pixel C e XL.

 

No passado recente vimos chegar o Android 7.0 Nougat e, em seguida, veio o lançamento de aplicativos de testes ao vivo do Android, e agora a emoção do próximo Android O.

 

O jogo de espera continua para ver o que o Google planeja desdobrar na conferência de I/O.

Comments

comments

[mc4wp_form id="154"]